top of page
20230227_193657.jpg

PAISAGENS PARA UMA AMÉFRICA LADINA

2023

Pesquisa apresentada como trabalho de habilitação em gravura em metal no curso de Artes Plásticas da Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil, em fevereiro de 2023. 

Em exposição no Museu Mineiro de Belo Horizonte de 28 de fevereiro a 28 de março de 2023 na Mostra de Formandos da Escola Guignard.


Inspirada pelo texto “A categoria político-cultural de amefricanidade” - publicado originalmente em 1988 pela filósofa, ativista e política belorizontina Lélia Gonzalez - que busca um entendimento mais profundo do continente americano e da construção de uma identidade étnica afrocentrada, como forma de reparar uma experiência marcada pelo ativo esquecimento histórico e pela perda das identidades não brancas. “Améfrica é um sistema etnográfico de referência e o termo amefricanos designa toda uma descendência de africanos e ameríndios pré-colombianos”.


GONZALEZ, Lélia; RIOS, Flávia; LIMA, Marcia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. 1ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. 375 p. ISBN 9788537818893.

LANDSCAPES FOR A LADIN AMEFRICA

2023

Research presented as a qualification work in metal engraving in the Visual Arts course at the Guignard School of the State University of Minas Gerais, Brazil, in February 2023.

​On display at the Mineiro Museum of Belo Horizonte from February 28 to March 28, 2023 at the Guignard School Graduate Exhibition.


Inspired by the text “The political-cultural category of amefricanity” - originally published in 1988 by the philosopher, activist and politician from Belo Horizonte Lélia Gonzalez - which seeks a deeper understanding of the American continent and the construction of an Afro-centered ethnic identity, as a way of repairing a experience marked by active historical oblivion and the loss of non-white identities. “Amefrica is an ethnographic system of reference and the term amefricans designates a whole descent of pre-Columbian Africans and Amerindians”.

GONZALEZ, Lélia; RIOS, Flávia; LIMA, Marcia. For an Afro-Latin American feminism: essays, interventions and dialogues. 1st edition. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. 375 p. ISBN 9788537818893.

Panorama_4.jpg

O trabalho plástico “Améfrica” é uma variante de tiragem exclusiva composta por pintura a guache sobre uma impressão de matriz metálica em papel e encontra-se disponível para aquisição. As matrizes em latão, expostas junto ao trabalho, são de propriedade da artista para a execução de outras variantes dentro de uma tiragem máxima de dez unidades. 


Este trabalho representa a fusão entre as cidades capitais de trinta e quatro países do continente americano com o continente africano. Todas as capitais foram retratadas a partir de desenhos das suas linhas do horizonte feitos sobre matrizes de metal individuais, que, agrupadas, compõem uma única impressão final. No trabalho, vemos as cidades distribuídas ortogonalmente e sobrepostas pelo desenho do mapa africano pintado com tinta guache sobre a gravura impressa. Ultrapassando limites geográficos e reafirmando os profundos laços que temos com a África, parte da intenção da obra é refletir sobre os processos históricos e a formação cultural da América, bem como suas implicações nas grandes cidades, em especial, latinoamericanas. Reconhecermos-nos como Améfrica Ladina é valorizar a contribuição dos nossos povos originários para o avanço da humanidade em níveis filosóficos, científicos, tecnológicos, artísticos, religiosos e libertários.

The plastic work “Amefrica” is an exclusive edition variant consisting of gouache painting on a metallic matrix print on paper and is available for purchase. The brass matrices, displayed alongside the work, are the property of the artist for the execution of other variants within a maximum print run of ten units.


This work represents the merger between the capital cities of thirty-four countries on the American continent with the African continent. All capitals were portrayed from drawings of their horizon lines made on individual metal matrices, which, grouped together, make up a single final print. In the work, we see the cities distributed orthogonally and superimposed by the design of the African map painted with gouache ink on the printed engraving. Going beyond geographic boundaries and reaffirming the deep ties we have with Africa, part of the work's intention is to reflect on the historical processes and cultural formation of America, as well as its implications in large cities, especially in Latin America. Recognizing ourselves as Ladin Amefrica is valuing the contribution of our original peoples to the advancement of humanity on philosophical, scientific, technological, artistic, religious and libertarian levels.

Vídeo do processo de execução do projeto realizado sob orientação do professor e artista gravador Paulo Lisboa

Video of the project execution process carried out under the guidance of professor and engraving artist Paulo Lisboa

  • Instagram

©2024 by Alice Queiroz

bottom of page